O pão integral se torna mais nutritivo por concentrar maior quantidade de vitaminas e ser um alimento rico em fibras, o que promove uma digestão mais lenta e, por isso, dá uma sensação de maior saciedade, além regular o trânsito intestinal por absorver água e circular pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.
O pão, por si só, não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de carboidratos, bem como de qualquer outro macro nutriente, como proteínas e gorduras. É errado pensar que os carboidratos devem ser cortados da dieta de quem quer emagrecer. O importante é não exceder os valores recomendados.
Os carboidratos são à base da nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa. Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos.
Consumido moderadamente não existem contra-indicações no uso do pão integral. A quantidade geralmente é indicada por um médico nutrólogo.
Outra preocupação é quanto ao consumo de glúten, proteína encontrada nos cereais, portanto, presente no pão. Salvo as pessoas que têm alergia a esta proteína ou doença celíaca o glúten não faz mal. Está presente no glúten um aminoácido chamado glutamina que, é essencial para nutrir as células do intestino.
Andrea Muniz - Campos dos Goytacazes, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo e faça um comentário ou sugestão. Obrigada!!!