O mel é um saboroso alimento fabricado pelas abelhas que extraem o néctar das plantas. Ele foi o primeiro adoçante natural que o homem já utilizou, porém a partir do século XX ele começou a ser “substituído” pelo açúcar. Porém atualmente, com as descobertas cientificas percebeu-se um retorno gradativo do consumo, devido diversos benefícios encontrados na sua composição.
O mel é um alimento altamente estável e energético a sua ingestão permite uma alimentação imediata e intensiva de todo o sistema muscular, em especial os músculos do coração, através da glicose invertida. O sabor e a coloração variam conforme a florada, porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro que pode ser consumido com cereais, leite, iogurte, frutas, bolachas e é claro, com uma saborosa fatia de pão.
O mel é uma fonte de elementos minerais essenciais para o organismo humano, especialmente os oligo-minerais (ex. selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio). Natural e completo, tem entre seus principais nutrientes a frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, selênio, cobre, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas). Com isso suas funções terapêuticas também são inúmeras e variam de acordo com o vegetal de onde a abelha extrai o néctar.
Dentre as diversas propriedades do mel, destaca-se o seu poder anti-séptico por ser um excelente cicatrizante e protetor da pele.
Além de sua qualidade como alimento possui inúmeras propriedades terapêuticas, sendo utilizado pela medicina popular sob diversas formas e associações como fitoterápicos.
Mas não é só a medicina que se beneficia do mel. A indústria cosmética também vem percebendo as suas excelentes qualidades para cuidar da pele e do cabelo. As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes o tornaram um grande sucesso em shampoos, condicionadores, sabonetes, máscaras para o rosto e muitos outros produtos.
Além do mel, as abelhas também se encarregam de confeccionar outras propriedades altamente favoráveis a saúde como o Própolis e a Geléia Real. O primeiro é considerado um antibiótico natural. Pode ser usado no tratamento de faringites, amidalites, gripes, distúrbios intestinais. E o segundo fortifica o organismo, evita o envelhecimento precoce e possui propriedades antibióticas e antiinfecciosas, combatendo os males respiratórios, a úlcera e reumatismo.
Diante de todos esses benefícios é impossível não comer mel, porém é importante ressaltar que o seu consumo deve ser moderado.
ACHOA, Yara. Mel, néctar da saúde. Disponível em: < http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/5/artigo3102-1.asp> . Acesso em 05 de AGO de 2010.
Bom para a pele, o corpo e o paladar. Disponível em < http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1772895-quais-os-beneficios-mel/>. Acesso em 05 de AGO de 2010.
Mel: virtudes curativas. Disponível em: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=584. Acesso em 05 de AGO de 2010.
Mel é saúde. Disponível em: http://guia.mercadolivre.com.br/mel-saude-9903-VGP. Acesso em 05 de AGO de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo e faça um comentário ou sugestão. Obrigada!!!